Olá pessoal estamos vindo agora com a parte sobre GUI.
A sigle GUI significa Graphi User Interface, ou seja interface gráfica de usuário, vamos começar com um programa em GUI, farei o código e depois comentarei como os códigos anteriores.
1 package exemplo2
2 //Programa que mostrará em uma caixa de diálogo a mensagem: olá bem vindo a programação em JAVA!
3 import javax.swing.JOptionPane;
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5 public class Exemplo2{
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7 public static void (String [] args){
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9 JOptionPane.showMessageDialog(null,"Olá \n Bem vindo à programação em JAVA!");
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11 System.exit(0);
12 }
13 }
Bom vamos comentar o código:
na linha 1 temos o pacote, que é o nome da pasta onde se encontram os arquivos do projeto
na linha 2:
temos um comentário de uma linha
na linha 3:
Nesta linha temos uma função import, esta função indica ao compilador para carregar e identificar as classes usadas em um determinado programa JAVA. Quando você utiliza classes da JAVA API, o compilador tenta assegurar que você as utilize corretamente. As instruções import ajudam o compilador achar as classes que você irá utilizar.
Neste caso utilizaremos a classe JOptionPane, que está no pacote de extensão javax.swing.
na linha 5 iniciamos a classe Exemplo2
na linha 7 inciamos o método main
na linha 9:
nesta linha temos a instrução:
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Olá \n Bem vindo à programação em JAVA!");
onde esta linha indica uma chamada para o método showMessageDialog da classe JOptionPane. O método exige dois argumentos.
QUANDO UM MÉTODO EXIGEM MÚLTIPLOS ARGUMENTOS ELES SÂO SEPARADOS POR VÍRGULAS (,).
Não discutiremos JOptionPane a fundo agora, mas o necessário a saber é que o primeiro argumento em um método showMessageDialog será o null e o segundo argumento será a string a ser exibida.
Vamos ver mais a fundo:
(null,"Olá \n Bem vindo à programação em JAVA!")
| |
O primeiro argumento O segundo argumento será
ajuda o aplicativo a a String a ser exibida.
determinar onde posi-
cionar a caixa de di-
álogo.
Neste exemplo a caixa de diálogo será posicionada no centro da tela do computador.
Ainda nesta linha dentro da String temos o comando \n que é nada mais nada menos que uma quebra de linha, ou seja o texto será exibido como se tivesse sido pressionada a tecla enter após o Olá.
Temos ainda outras sequências de escape que é como são chamados estes comandos.
vamos à eles:
\n Nova Linha, posiciona o cursor de tela no inicio da próxima aula
\t Tabulação horizontal. Move o cursor de tela para a próxima parada de tabulação
\r Retorno de carro. Posiciona o cursor de tela no início da linha atual; não avança para a próxima linha. e qualquer saída de caracteres sobrescreve a saída anterior de caracteres na linha atual
\\ (dentro da string) insere uma barra invertida
\" insere aspas duplas
OBS:
As sequencias de escape podem ser utilizadas tanto para saída em janela quanto em para saída no console.
a linha 11:
Termina o aplicativo;
a linha 13 indica o fim do método main
e a linha 14 indica o fim da classe exemplo2
Bom galerinha por enquanto é isso, peço que vocês imitem a sintaxe do JOptionPane, quando trabalharmos com introdução de dados conheceremos uma forma diferente desta classe, e mais adiante discutiremos com cuidado esta classe e como fazer alterações mais consideráveis.
Lembrando que ela segue a seguinte estrutura:
NomeDaClasse.NomeDoMétodo(argumentos);
todas as instruções em JAVA terminam com ponto e vírgula, esquecer deste ponto e vírgula retornará um erro.
Então aguardem o próximo tuto e fiquem com 2 exercícios:
exercício 3:
Crie um programa em Java que exiba a seguinte mensagem em uma janela:
Olá, estou aprendendo Java gratuitamente no blog x-pertgamers!
Exercício 4:
Crie um programa em JAVA que exiba a seguinte mensagem em uma janela:
Estou
Aprendendo
JAVA!
Voltarei mais tarde ou amanhã postando a resolução dos exercícios. um abraço e até a próxima
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