bom vamos continuar com os posts desta primeira parte.
Como você deve ter percebido o programa seguiu passos lógicos para chegar ao resultado de mostrar a mensagem,
então seguindo este raciocínio entraremos no tópico mais importante da programação, a LÓGICA!
O ALGORITMO!
Vamos entender o algoritmo como a descrição de um conjunto de ações, que, se obedecidos, resultam numa sucessão finita de passos,
chegando assim ao objetivo final.
Os algoritmos podem ser representados de 4 maneiras diferentes:
*Descrição Narrativa
Neste modo você simplesmente narra o que você quer fazer com o seu programa, sem a necessidade de representação gráfica
*Português estruturado:
Neste modo de representação utilizaremos o português escrito para demonstrar os passos que serão seguidos pelo programa.
*Fluxograma Tradicional, e;
Neste modo é utilizado um fluxograma para demonstrar os passos seguidos pelo programa.
*Diagrama de Chapin (Lê-se chapan):
Neste modo utilizamos um diagrama para representar os passos lógicos seguidos pelo programa e será com ele que iremos trabalhar durante este tutorial.
uma dica muito importante em seus códigos, Sempre use comentários para esclarecer conceitos difíceis utilizados em programas, como você viu anteriormente
existem dois tipos de comentários e você pode fazer uso de qualquer um deles.
outra dica muito importante é que o JAVA é case sensitive: ou seja A1 é diferente de a1.
Antes de trabalharmos com inserção de dados vou fazer um aviso: SE VOCÊ NÃO GOSTA DE MATEMÁTICA, ABANDONE A INFORMÁTICA... a pergunta que surge é...
PORQUE???
simples tudo o que existe na informática é matemática pura, não acredita? você sabe que quando você está lendo este texto tudo o que foi feito para ele ser exibido pra você foi executado em código binário... ou seja, foi produzido através de sequências de 0 e 1. Mas isto é outra história, vamos parar de enrolação e continuar o nosso tuto de hoje.
MODIFICANDO O PRIMEIRO PROGRAMA EM JAVA:
Utilizarei o mesmo programa feito no primeiro tuto para mostrar como imprimir um texto em múltiplas linhas:
1 package programa1
2
3 public class Exemplo1 {
4
5 public static void main(String [] args){
6
7 System.out.print("Olá");
8 System.out.println("bem vindo à pratica de JAva!");
9
10 }
11
12 }
Conhecendo o código:
na linha 1:
é o nome do "pacote" do programa, é uma linha inserida pelo netBeans e será onde está guardado os arquivos do projeto
na linha 3:
inicia uma definição de Classe para a classe Main(principal), (CADA PROGRAMA EM JAVA EXISTE PELO MENOS UMA CLASSE DEFINIDA PELO USUÁRIO), por enquanto cada classe que criaremos utilizará a palavra-chave public antecedendo-a (discutiremos palavras-chave mais adiante).
na linha 5:
temos uma linha que faz parte de todo e qualquer aplicativo Java, ou seja você verá sempre esta linha até no projeto mais complexo executado em Java.
os aplicativos Java começam a execução por main, os parênteses depois do main indicam que ele é um bloco de execução de programa, denominamos este bloco de método.
na linha 7:
Temos uma instrução ao computador, para o computador executar uma ação ou seja, ele vai imprimir a String ( denominação em java de qualquer combinação inserida pelo usuário que venha dentro de "") a String pode ser chamada também de Sring de caracteres.
OBS: Os caracteres dentro de uma string não são ignorados pelo compilador, ou seja, se você inserir 10 espaços na string ele será imprimido dessa forma.
O System.out é conhecido como um objeto de saída padrão.
o print funciona para "dizer" ao objeto de saída para imprimir o que existe dentro dos meu parênteses (argumentos)...
IIIIhhh agora complicou?
bom vamos ver então a linha 7 de uma forma mais ampla
temos uma CLASSE: System um MÉTODO: out.print e temos os argumentos("olá") e temos o final da instrução o ponto e vírgula ;
logo a nossa linha 7 é uma instrução.
na linha 8:
temos o mesmo sistema da linha 7, porém ao executarmos o programa podemos ver que o que vem após essa instrução é imprimido imediatamente na linha de baixo, como se fosse pressionado a tecla enter.
Ou seja, quando eu quero que minhas próximas instruções sejam imprimidas na mesma linha utilizo print e quando quero que seja imprimido na próxima linha utilizo o método println.
Bom no próximo TUTO vamos aprender sobre COMPONENTES GUI o que são e para que servem.
enquanto isso deixo dois exercícios para vocês:
Exercício 1:
Escreva um algoritmo para um programa que escreva da seguinte forma:
Olá:
Bem vindo à nosso curso;
a seguir escreva o programa em java referente ao algoritmo.
Exercício 2:
Escreva um algoritmo que mostre a seguinte mensagem:
olá usuário, bem vindo ao nosso curso, você é o visitante número 500.
boa aula
a seguir escreva um programa em java referente ao algoritmo.
Bons estudos e amanha retornarei com a resolução dos exercícios
um abraço e até a próxima!
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