sexta-feira, 1 de julho de 2011

Introdução ao JAVA e Lógica de programação...

Olá galerinha, andei meio sumido mas foi por uma boa causa... bom a primeira notícia que eu denho a dar é que fui aprovado no primeiro semestre da facul... e a segunda é que eu vou compartilhar com vocês tudo o que eu aprendi sobre JAVA...
Então quem quiser aprender e quiser acompanhar e fazer os exercícios propostos vai estar tudo à disposição aqui na página, qualquer dúvida me contate por e-mail, através do e-mail genius._ms@hotmail.com com o assunto dúvida do blog...

Bom vamos começar...
Primeiramente o que vamos trabalhar não vai ser JAVA em si.. mas como a gente vai utilizar ele em sua forma básica para fazer um programa funcionar, cada programa segue uma lógica, ou seja, digamos que minha rotina matinal seja um programa...
Eu acordo pela manha, tomo um banho, tomo um café, escovo os dentes, pego o ônibus e chego ao meu trabalho...
Em outro dia digamos que eu siga uns passos diferentes...
eu acordo de manha, tomo café, tomo banho, escovo os dentes, pego um táxi e chego ao trabalho...
Vocês podem notar que nos dois exemplos eu comecei de um ponto (acordar de manha) segui uma rotina lógica e cheguei ao meu objetivo(chegar ao trabalho)...
Em programação é a mesma coisa: digamos que eu queira somar 1+1 por exemplo.. minha sequencia lógica seria:

Ler o 1º dígito;
Ler o 2º dígito;
Somar o 1º dígito com o 2º dígito;
mostrar o resultado;

Vocês podem notar como os passos lógicos são importantes, e através deles iremos trabalhar durante esse tutorial.

Utilizaremos a seguinte metodologia para estudarmos: liberarei um exercício, utilizaremos Chapin para demonstrar a lógica do programa e liberarei o código para que vocês corrijam os seus programas.

Um detalhe muito importante!
Nunca 2 programadores vão utilizar a mesma forma de programar...
darei um exemplo para vocês:


//programa exemplo
String s;
int t;

s =JOptionPane.showInputDialog("entre com um dígito");
t=Integer.parseInt(s);
//


//programa exemplo 2

String s=JOptionPane.showMessageDialog("entre com um dígito");
int t= integer.parseInt(s);

//

Estes dois programas fazem exatamente a mesma coisa porém são escritos de 2 formas diferentes, o que não altera o resultado, da mesma forma de que os passos que eu segui para o meu trabalho não alteraram a minha chegada ao meu destino.

Programas que iremos utilizar durante nosso tutorial -
NetBeans e Structorizer
o netBeans é um compilador java e o structorizer utilizaremos para criar os diagramas utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário