quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Chaves do PS3 e PSP descobertas!


A Sony passa por um momento delicado, após a revelação da chave criptográfica do PS3, agora foi a vez de seu portátil, o PSP.
Explicarei o que essas chaves criptográficas fazem:
Digamos que um programador possua uma chave destas, e este programador desenvolve um programa para seu console, então ele usa a chave criptográfica para assinar digitalmente o seu programa e instala-o em seu console, sem precisar alterar o aparelho (desbloqueá-lo) ou pedir autorização ao fabricante.
Este será um grande problema para a Sony, porque já que este é o código legítimo utilizado pela companhia para assinar seus softwares a empresa não poderá bloqueá-lo sem prejudicar os jogos e programas já assinados.
Os responsáveis pela descoberta do código criptográfico do PS3 fazem parte do grupo Hacker fail0verflow, o grupo não revelou a chave mas a mesma técnica utilizada no processo foi usada por George Hotz (o mesmo que desbloqueou o IPhone) para descobrir e lançar na rede a chave da Sony. E através da chave descoberta por George, um hacker francês, Mathieulh, utilizou algumas técnicas para "varrer" o seu console e descobriu, em meio aos programas instalados, as chaves criptográficas do PSP.
Os hackers que descobriram as chaves do PS3 disseram que o principal motivo para a descoberta do código foi o bloqueio do OtherOS, recurso que permitia a instalação de sistemas operacionais nos consoles.
O jeito agora é esperar por maiores notícias, porque com as chaves reveladas, qualquer programa ou jogo "pirata" poderá rodar sem restições, porque como já havia comentado, a chave é a mesma utilizada pela Sony para assinar seus softwares e não haverá como distinguir qual programa é original ou pirata.
Este com certaza é um problema bem maior do que a instalação de outro sistema operacional nos consoles...
Então deixo a pergunta:
- E agora Sony?

Nenhum comentário:

Postar um comentário